sexta-feira, 16 de maio de 2008

A violência doméstica mata mais mulheres do que o cancro

Em Portugal, registam-se 5 mortes por mês, colocando Portugal acima da média mundial
As vítimas de violência doméstica são homens, pessoas idosas, crianças e jovens; são pais, avós, filhos e cônjuges ou companheiros ou namorados, mas são sobretudo mulheres...

A violência doméstica continua marcada por ser uma violência contra o género feminino.

O indicador de Violência Doméstica das Estatísticas da APAV 2006 revela que chegam à APAV (na sua rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima e número nacional 707 2000 77) 16 mulheres vítimas de violência por dia, 112 por semana.

Primeiro semestre de 2006: 9.679 casos de violência doméstica
segundo dados da GNR E PSP disvulgados em Novembro

Nos primeiros seis meses de 2006, a GNR e PSP registaram uma média de 50 casos de violência doméstica por dia. Ao todo registaram-se 9.679 casos de violência doméstica, ou sejamais 1.674 casos em relação ao mesmo período de 2005.

A PSP registou mais 1.500 casos de violência doméstica do que no ano passado, num total de 5.501 casos, enquanto a GNR registou mais 174 num total de 4.158 casos. A maioria dos casos de violência doméstica são entre cônjuges (3.941) e também contra crianças (4.158).

Segundo as fontes policiais houve também um aumento do número de participações. Tal poderá ser explicado devido à maior visibilidade do problema, à crescente percepção social e consciencialização dos direitos por parte das vítimas.

4 comentários:

Nuno Pereira disse...

Olá malta!
A professora de EV comentou os vossos blogs e lancou o convite para visitarmos o blog do 8º B. Eu já lá fui!

http://www.xanga.com/ANossaTurma

Para comentar lá, só tem que ter um e-mail e clicar em " Anonymous"!

Prof.Isabel Martins disse...

Olá!
Pois é! Eu andei a ver os vossos sites, mas este ainda não tinha visto!
Parabéns por terem trazido aqui um assunto tão importante, não só para as mulheres e vítimas em geral, mas para toda a sociedade, porque este é um problema de TODOS.
Enquanto houver vítimas deste tipo de violência, não pode dizer-se que se viva realmente em DEMOCRACIA.
É que em Democracia os DIREITOS e os DEVERES são respeitados!
E TODOS, vítimas e não vítimas, temos que lutar para a CIDADANIA TRIUNFE!
Um abraço aos Queridos!
Prof. Isabel Martins
P.S. Vão visitar o 8º B! Eles vão gostar de ler os vossos comentários!

Meninas Do Mar.. disse...

Olá :)
Sim senhor teem aqui um blog há maneira,que fala sobre a realidade.
Está muito giro.
Beijinhos

** Meninas Do Mar **

Nuno Pereira disse...

Eu desconhecia estes números. Voces sabem que, enquanto professor, ouço muita coisa por parte dos membros mais novos da nossa sociedade. É muito bom que mantenham este tipo de imformação actualizada, porque dessa forma voces próprios ficam informados e informam. É importante hever mais gente consciente deste problema social. Eu e os meus colegas sabemos quais os caminhos a indicar e a seguir. Sabemos orientar as vítimas nestas situações de violência, são conversas quase quotidianas. Agora passamos a dispor de mais agentes nesta missão: DJNpkers! São um grupo de jovens, que disponibilizam informação neste sentido. Mutio obrigado por isso. Voces já conhecem o CPCJ?