sexta-feira, 16 de maio de 2008

o que é a APAV


As pessoas que são vítimas de crime, muitas vezes não sabem,ou têm dúvidas sobre o que fazer.
Necessitam de alguém, que de uma forma amiga e solidária,as possa escutar, compreender e ajudar. Saiba como fazê-lo.


A APAV existe para isso: para ouvir, aconselhar e apoiar. Escutamos de forma atenta e interessada. Informamos e aconselhamos sobre os seus direitos e como exercê-los.
Esclarecemos e acompanhamos no relacionamento com as autoridades policiais e judiciárias, orientando e ajudando nas diligências a tomar.
Ajudamos a Vítima e seus familiares a superar o sofrimento da vitimação.
Apoiamos e encaminhamos para aos apoios sociais existentes.Prestamos apoio emocional, jurídico, psicológico e social a quem é vítima de crime e a seus familiares, desenvolvendo um processo de apoio qualificado. Os serviços de apoio prestados a cada vítima são gratuitos e confidenciais.


Na APAV as vítimas de crime têm encontrado resposta às suas necessidades específicas. Em virtude da nossa intervenção e apoio, temos sido procurados por um número crescente de cidadãos, na nossa rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima. Desde 1990, a APAV tem apoiado um número cada vez maior de vítimas de crime, cerca de 55 000 processos de apoio que se traduzem num universo estimado de 110 000 pessoas - vítimas de crime e seus familiares, nomeadamente as mais desfavorecidas social e economicamente.



A APAV é hoje, reconhecidamente, uma instituição de solidariedade social de âmbito nacional cuja missão de protecção e apoio às vítimas de crime é indispensável na sociedade portuguesa. Provam-no o número crescente de processos de apoio a cidadãos na actual rede de Gabinetes de Apoio à Vítima com 15 Gabinetes de Apoio à Vítima em 15 cidades de norte a sul do país (Albufeira, Braga, Cascais, Coimbra, Faro, Lisboa, Loulé, Odivelas, Ponta Delgada, Porto, Portimão, Santarém, Setúbal, Tavira e Vila Real), além dos vários projectos em curso. A nossa acção solidária muito deve à dedicação e à solidariedade dos nossos cerca de 250 voluntários que constituem uma rede de Voluntariado social de âmbito nacional. Os Voluntários na APAV são o exemplo da dedicação e exercício generoso de uma cidadania activa e solidária em prol de quem sofre.


A APAV apoia as vítimas de todos os tipos de crime, embora predominem estatisticamente as vítimas de crimes contra as pessoas com existência de violência (maus tratos; ameaças; crimes sexuais, violência doméstica; e muitos outros). Estão a ser apoiadas cada vez mais vítimas (e seus familiares) de crimes de furto (por esticão, de e em veículo motorizado, por carteirista, em casa por arrombamento), de roubo, de dano, de burla, de abuso de confiança, de falsificação de documentos, e outros crimes contra a propriedade; assim como de crimes de homicídio (voluntário consumado, por negligência em acidente de viação), de abuso de autoridade e discriminação racial ou étnica.


Das que mais procuram apoio, realça-se as vítimas (e familiares) dos crimes contra as pessoas, como sejam, o crime de homicídio, de ofensas corporais, de violação e outros crimes sexuais, de difamação de injúrias, de discriminação racial ou étnica e, nomeadamente, as vítimas de violência doméstica (sobretudo maus tratos psíquicos e físicos).
Cada vez mais vítimas de crimes de furto, de roubo, de dano, de burla, de abuso de confiança, de falsificação de documentos - crimes contra o património; e de crimes de abuso de autoridade e de outros, tem sido apoiadas pela APAV.

Nenhum comentário: